Tarefa: Processo Gerência de Projeto
Processo Gerência de Projeto
Finalidade
O propósito do processo da Gerência de Projeto é estabelecer e realizar de forma sistemática as tarefas do projeto de implementação de software, que permitem cumprir os objetivos do projeto na qualidade, tempo e custo esperados.
Relacionamentos
Descrição Principal

O processo Gerência de Projeto possui os seguintes objetivos:

  1. Desenvolver o Plano do Projeto de acordo com o produto de trabalho, revisar e aceitar por parte do cliente a Declaração de Trabalho, estimar as tarefas e os recursos necessários para concluir os trabalhos;
  2. O progresso do projeto é guiado de acordo com o Plano do Projeto e anotado no Registro de Status do Progresso. Durante o desenvolvimento ações são tomadas mediante desvios do projeto e quando objetivos não são alcançados. No encerramento do projeto é realizada a documentação no Registro de Aceitação com a aceitação do cliente;
  3. A Solicitação de Mudança é avaliada em função do impacto técnico, custo e prazo. São tratadas a partir do seu recebimento e análise;
  4. Reuniões de revisão são realizadas entre a equipe de trabalho e o cliente, as aceitações resultantes das reuniões são registradas e controladas;
  5. Os riscos são identificados a medida que surgem e durante o projeto;
  6. É estabelecida uma Estratégia de Controle de Versão, os elementos constituintes da configuração de software são identificados, definidos, e colocados em baselines. As modificações são controladas e disponibilizadas ao cliente e a equipe de trabalho;
  7. A garantia da qualidade de software é realizada para certificar que os processos e produtos de trabalho seguem o plano de projeto e a especificação de requisitos.

Etapas
Passo 1: Planejamento de Projeto
A 1 Atividade Planejamento de Projeto fornece os detalhes necessários para gerenciar o projeto.
Passo 2: Execução do Plano do Projeto
A 2 Atividade Execução do Plano do Projeto fornece a implementação do plano do projeto.
Passo 3: Avaliação e Controle do Projeto
A 3 Atividade Avaliação e Controle do Projeto avalia o desempenho do plano de acordo com os compromissos documentados.
Passo 4: Encerramento do Projeto
A 4 Atividade Encerramento do Projeto provê os produtos e documentação do projeto de acordo com os requisitos do contrato.
Considerações de Teclas
Abreviação: PM
Informações Adicionais
White papers